segunda-feira, 20 de junho de 2016

Por que fazer exercício "em dobro" não funciona

     De repente você não fez sua atividade física um ou dois dias e, quando volta a fazer, pensa que é melhor fazer "em dobro" pra "compensar" os dias não feitos. Mas será que as coisas funcionam assim?
     Imagina que você tem um vaso com pantas em casa. Vamos dizer que você rega esse vaso com 3 copos de água uma vez por semana. Se esquecer de regar essa planta por duas semanas, quando for regá-la novamente, usa o dobro de água? Não! Vai afogar a planta! Pode ser que tenha que colocar um pouco mais de água do que os 3 copos habituais por ela estar muito seca, mas, não dobrar ou triplicar a quantidade, certo? O nosso corpo funciona da mesma forma.


       Quando iniciamos uma atividade física, seja ela qual for, precisamos começar aos poucos para adaptar nosso corpo aos novos estímulos (os da atividade física), não nos machucarmos e nem ficarmos exaustos, pois, em poucos dias, vamos repetir aquela (ou outra) atividade, certo? E, a medida que vamos nos "acostumando" com aquele estímulo, temos que progredir, exigir do corpo uma nova adaptação. Nesse caso, ou aumentamos a quantidade ou a intensidade da atividade como, por exemplo, passar de 30 minutos de caminhada para 40 minutos. E assim vamos progredindo sempre para continuar vendo os resultados.



     Vamos voltar a pensar no vaso de planta. Se podemos afogar a planta se regarmos com água em excesso, imagina o que pode acontecer com o nosso organismo se fizermos atividade física em excesso? Se considerarmos que aquela atividade que você estava fazendo ainda te exigia algum esforço, aumentar muito a quantidade pode gerar dores e/ou lesões, pois a musculatura e as articulações ainda não estavam preparadas para tal esforço, ou você pode ficar muito muuuuuito cansado e não conseguir repetir a atividade em poucos dias.




     
    Ooooou seja, se você resolver "compensar" aquele(s) dia(s) "sem" atividade em outro dia, poderá ter algum desses problemas e, além de não conseguir compensar, ainda vai ficar mais tempo parado para pode ser recuperar. Aí não adianta, não é? Esse exagero na atividade física que tem como consequência lesões, dores e/ou cansaço excessivo chamamos de overtraining. Você já deve ter ouvido falar disso e agora já sabe o que é. =)
     
     Mas, não desanime, pensando que tudo que foi feito foi perdido depois de um período de ausência. Vamos a algumas coisas que podem ser feitas:
      * Dependendo do tempo que ficou parado, volte a etapa anterior à última progressão. Ou seja, se você fazia 30 minutos de atividade por dia, por exemplo, mas já tinha progredido para 45 minutos, recomece com os 30 minutos. Faça algumas vezes e, assim que for ficando fácil de fazer, aumente novamente o tempo. .
     * Se ficou apenas pouco tempo sem fazer a atividade, volte a fazê-la como antes, mas apenas aumente a quantidade ou a intensidade se a que você estiver fazendo já estiver te exigindo menor esforço.
    * Se for um treino de musculação, por exemplo, evite trocar a série depois de um tempo prolongado sem fazê-lo. Você pode voltar com o mesmo treinamento que já fazia, mas pode diminuir a quantidade de séries ou da carga, para que seu corpo se readapte àquele estímulo. Como aqueles movimentos já foram realizados pelo seu corpo, ele aciona a "memória do exercício" e a adaptação é mais rápida.
    * Quanto mais rápido você voltar a praticar sua atividade física com regularidade, mais rapidamente você recuperará o que foi perdido.



    Claro que essas foram pequenas dicas do que pode ser feito, mas existem milhares de outras maneiras e todas elas devem ser feitas com orientação de um profissional de Educação Física.
     O mais importante é que você não fique muito tempo sem fazer uma atividade física (mesmo que não seja aquela com a qual você está acostumado), a menos que seja necessário (lesão, afastamento médico, problema de saúde, etc.). Portanto, se não der pra ir à academia hoje, tente subir pela escada em vez do elevador (pelo menos alguns andares), caminhe, movimente-se. O mais importante é continuar em movimento!

    LEMBRE-SE: o descanso faz parte do processo de recuperação entre as sessões de atividade física e o exagero não acelera o progresso, pelo contrário, pode atrapalhá-lo e muito!

   Consulte SEMPRE um profissional de Educação Física capacitado e, qualquer dúvida, poste seu comentário aqui! =D



2 comentários:

  1. Cá, era tudo que precisava saber!
    Comecei academia a uma semana e tive que faltar... meu personal pediu no 1 dia de treino para fazer 5km na velocidade 8 ou 9, sendo q eu estava sedentária, eu achei meio estranho, pq eu aprendi no curso de faculdade que aos poucos a gente consegue o nosso ritmo... e tive q faltar na sexta, hj fui treinar e ele pediu para fazer 7km na velocidade 8 ou 9... eu não fiz nem 7km, fiz 5km na velocidade 6 aumentando para o 8! Fiquei muito exausta e meus músculos estavam muito dolorido por causa da semana passada que peguei pesado. ..
    Minha pergunta é Ca, ele está certo em relação a minha velocidade de inicio e o km... ou deve ser menor o km ou a velocidade tem que ser menor?
    Obrigada
    ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIE! Bom, não sei o q vc e o professor conversaram e nem o motivo dele ter iniciado dessa forma, mas vou falar qual seria a minha conduta. Se o objetivo é começar a correr e vc NUNCA correu, eu iniciaria com um treino intervalado, ou seja, alternando corrida leve (quase um trote) e caminhada. Com o passar do tempo aumentaríamos o tempo de corrida e diminuiríamos o de caminhada até q vc conseguisse correr por todo o tempo. A partir daí sim pensaríamos em aumentar a velocidade. Mas, como eu disse, essa é a MINHA conduta. Converse com o professor e diga q vc ficou muito cansada e dolorida e q achou q o treino passado foi além do seu limite e estabeleçam, juntos, um novo objetivo de treino. =) Qualquer coisa, grite! Espero ter ajudado! =*

      Excluir