quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Conquiste sua autonomia

   Você já pensou em como vai estar sua saúde quando for idoso/idosa? Acho que todos pretendemos chegar com saúde e, principalmente, autonomia, não é?

   AUTONOMIA, segundo o dicionário, é a capacidade de se governar pelos próprios meios. No caso da nossa saúde física, conseguir realizar nossas atividades diárias sem a ajuda de algo ou alguém. Entrar e sair do carro, fazer compras, subir e descer do ônibus, levantar do sofá, carregar uma criança, etc.

   Ter autonomia é essencial, pois nem sempre temos a possibilidade de ter alguém para ajudar sempre que for necessário. Você, certamente, conhece alguém que precisa de ajudar para tomar banho, para carregar as compras, que não pega ônibus por dificuldade de subir e descer, não conhece? Pois então. Dificilmente essas pessoas são felizes, afinal, perder a autonomia é perder sua independência, sua vitalidade.



   Mas, como chegar com autonomia à velhice? Tendo uma vida ativa. E não pense que isso precisa ter começado quando muito jovem. Claro que quanto mais jovem você iniciar, mais “saldo” terá lá na frente, mas saiba que pessoas que começaram a fazer atividade física com 80 anos também conseguem reverter ou melhorar alguns quadros negativos e ter de volta se não toda, mas uma parte da autonomia perdida.

   Nosso corpo foi feito para se movimentar e é assim que ele precisa estar: EM MOVIMENTO! Não precisa fazer academia, mas precisa SE MEXER. O movimento deixa o corpo e a mente ativos, funcionais e saudáveis.

  Suba um lance de escadas, caminhe, desça um ponto antes, dance, brinque... faça o que quiser e gostar, mas movimento esse corpinho que é só seu e lhe foi dado com tanto carinho😌! Quanto mais em movimento o seu corpo estiver, mais autônomo ele será! 👴👵




   Você conhece alguém que começou a fazer atividade física mais velho e melhorou alguma condição de saúde? Esse é o seu caso? Comenta aqui e me conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário